quarta-feira, 16 de março de 2011

Tríduo Pascal

    O Espírito Quaresmal nos guia para a Semana Santa, que precede a Páscoa.
    A Igreja prepara-se para o Tríduo Pascal, na segunda, terça e quarta-feira da Semana Santa, contemplando o Servo sofredor. Aparecem então, neste período, como figuras exprecivas, Maria, a Mãe de Jesus, Maria Madalena, que perfuma o corpo do Senhor, Pedro e Judas.
    Na liturgia romana o Tríduo Pascal é ponto mais forte, pois nao significa apenas uma preparação para a festa da Páscoa, mais sim três dias de vida de Cristo crucificado, morto e ressuscitado. Inicia-se na Quinta-feira Santa, na celebração da Ceia do Senhor, na missa vespertina, terminando com o domingo de Páscoa. 
   A última Ceia da páscoa hebraica que Jesus fez com os 12 apóstolos antes de ser preso e levado à morte na cruz, comemoramos na Quinta-feira Santa. Durante esta ceia, Jesus instituiu a Eucaristia e o sacerdócio Cristão, representando antecipadamente o evento novo da Páscoa cristã que haveria de se realizar dois dias depois. 
    A partir dessa ceia, o Cordeiro pascal é Ele próprio, que se oferece como voluntário sacrifício de penitência, de louvor e de agradecimento ao Pai, governando assim a definitiva aliança de Deus com toda a humanidade redimida do poder do maligno e da morte.
    Não se celebra a Eucaristia na Sexta-feira Santa, existe apenas uma leitura da Palavra de Deus , leituras bíblicas, preces solenes, adoração da cruz e comunhão sacramental.
    A mais importante de todas as vigílias é a da noite do Sábado Santo, é a celebração de nossa fé.
   O Tríduo Pascal termina com as vésperas do Domingo da Ressurreição. Cristo ressucitou! Aleluia! A Jesus o poder e a glória.







Nenhum comentário:

Postar um comentário