sexta-feira, 11 de março de 2011

Quaresma

    Quaresma é o tempo litúrgico de conversão, que a Igreja marca para nos preparar para a Páscoa. Nesse tempo nos arrepender de nossos pecados e mudamos algo de nós para sermos melhores e poder viver mais próximos de Cristo.
    A Quaresma tem duração de 40 dias; começando na Quarta-feira de Cinzas e terminando no Domingo de Ramos. 
    Neste tempo a cor litúrgica é roxo, que significa luto e penitência. É um tempo de reflexão, penitência, conversão espiritual; é uma preparação para o mistério pascal.
    Cristo nos convida a mudar de vida na quaresma. Nos convida a viver várias atitudes cristãs que nos ajudam a parecer mais com Jesus Cristo, já que por ação do pecado, nos afastamos mais de Deus. Por isso, é tempo de perdão e de reconciliação fraterna. Devemos retirar de nossos corações o ódio, o rancor, a inveja, os zelos que se opõem a nosso amor a Deus e aos irmãos, e aprendemos assim, a conhecer e apreciar a Cruz de Jesus. 
Porque a quaresma se inicia com a Quarta-feira de cinzas?


    A Bíblia nos conta que, certa vez, Holofernes,um general, marchou contra a cidade de Betúlia com um grande exército. O povo da cidade, com medo, reuniu-se para rezar a Deus. E todos cobriram suas cabeças de cinzas, pedindo o perdão e a misericórdia de Deus. E Deus salvou o povo através de Judite. A cinza, por sua leveza, é figura das coisas que se acabam e desaparecem. É usada como um sinal de penitência e de luto. Nós a usamos hoje, na Quarta-feira de cinzas, o primeiro dia da quaresma, reconhecendo que somos pecadores e pedindo perdão de Deus, desejosos de mudarmos de vida.

Oração, Caridade, Jejum e Abstinência.

    Aproveite tempo de quaresma para rezar, para conversar com Deus, para dizê-lo que o ama e que quer estar com Ele. Você pode ler na Bíblia passagens relacionadas com a quaresma.
    Somos também chamados para ajudar ao próximo, com esmolas, ajuda a um colega de trabalho, a um  parente, ajudar em sua comunidade, oferecer uma palavra amiga.
    O jejum consiste em fazer uma só refeição forte ao dia. O jejum e a quaresma é um tempo em que damos maior liberdade a Deus para agir em nós, sentimos a presença de Deus mais perto.
    A abstinência consiste em não comer carne. Os dias para realizarmos o jejum e a abstinência são a Quarta-feira de Cinzas e a Sexta-feira Santa. As penitências realizadas durante a quaresma nos transforma, mostra a vida de outra maneira, faz pensarmos em nosso agir, em nosso pensar, nos torna pessoas mais amáveis e seguidoras de Deus.

Vamos aprender a pensar com e como Jesus. Descobrindo que quando pensamos bem conseguimos fazer melhor.

Jesus saiu de sua terra, para começar a ensinar a Palavra de Deus às pessoas. Mas antes disso foi para o deserto, e ficou quarenta dias no deserto, sem ninguém, sem lojas, sem pessoas. Era um lugar onde Jesus rezava e onde Ele pensava em muitas pessoas que já conhecia: os doentes, os pobres, os que andavam à procura da verdade, aqueles que Ele ia chamar e que iam trabalhar com Ele para o bem de toda a gente. Jesus pensava em todas estas coisas com muita paz, queria ajudar todos a serem mais felizes.
Deus ajudava Jesus a descobrir como precisava fazer.
Um dia Jesus teve fome e ouviu uma voz que lhe dizia assim: Transforma as pedras em pão e come. Jesus ouviu e disse:
 - Não, não quero!
Ele percebia bem que aquela voz não vinha de Deus.
Jesus respondeu:
 - Não é só a comida que é importante. Para mim o mais importante é fazer o bem, tal como está escrito na Palavra que vem de Deus

Para refletir com as crianças:
Jesus tirou um tempo para rezar e pensar.
Para nós também é importante pensar e rezar.
Pensar nas pessoas de quem gostamos.
Pensar no que podemos fazer para dar alegria a todos.





Nenhum comentário:

Postar um comentário