quinta-feira, 31 de março de 2011

São Basílio Magno

 Dia 02 de Janeiro - dia de São Basílio Magno   

São Basílio Magno, nasceu em Cesaréia, no ano 4 d.C. Nasceu em uma família santa, que buscava testemunhar o grande amor por Cristo e pela Igreja, na própria vida e na formação dos filhos.
Obteve os primeiros ensinamentos através de seu pai, e depois passou por Constantinopla, estudando em Atenas e formando-se em retórica. São Basílio Magno, não nasceu santo e nao escolheu ser santo, ele aceitou este desafio, mesmo que houvesse, em algum período de sua vida  um desvio. Mas o Senhor é misericordioso, sempre nos dará uma nova chance. E foi dessa maneira que aconteceu com São Basílio.

Conheceu então São Gregório Nazianzeno, São Basílio conheceu Cristo mais profundamente e retomou a amizade com Jesus. Ele, que já era culto, direcionou todo o seu potencial para Aquele que é a verdade.
Retirou-se por um tempo dali e pôde viver uma vida de muita oração e penitência. Foi inspirado a se aprofundar na vida eremítica e  na vida monástica. Visitou o Egito, a Palestina, e a Síria,  e estudou  tanto que chegou ao ponto de, juntamente com seu amigo São Gregório Nazianzeno, começar uma comunidade monástica.

  São Basílio em 370 d.C. foi eleito bispo. Homem de testemunho e de caridade, combateu e viu a verdade vencendo o Arianismo (heresia que afirmava que Jesus Cristo não é Deus - confundia muito as pessoas e era apioada pelo imperador do Oriente chamado Valente). Por meio de São Basílio não foram realizadas apenas obras, mais surgiram por meio dele cidades de caridade.

Ainda padre, ele era um testemunho reconhecido, uma autoridade não só pela Igreja, mas também pela vida. São Basílio deixou muitas riquezas de escritos, e a certeza de que se somos amigos de Jesus, seremos muito felizes. Em 379 d.C., ele partiu para o céu, e intercede por nós.

São Basílio Magno, rogai por nós!

Nenhum comentário:

Postar um comentário