Tema : Fraternidade e a Vida no Planeta.
Lema: "A criação geme em dores de parto."
(Rm 8,22)
A Campanha da Fraternidade de 2011 - CF 2011- quer contribuir no aprofundamento de reflexões e estudos em relação aos problemas ao meio ambiente, que ocorrem através do aquecimento global, e analisar o que este aquecimento global vem provocando e modificando as condições de vida do planeta.
O objetivo geral que a Igreja no Brasil propõe, para a Campanha da Fraternidade deste ano, é a contribuição para a conscientização das pessoas de boa vontade e das comunidades cristãs sobre o grande problema do aquecimento global e as mudanças climáticas, e motivá-los a participarem das ações e debates que poderão enfrentar em relação aos problemas, e preservar as condições de vida no planeta.
Nesta CF 2011, nos envolvemos com a questão ambiental pela sua importância e urgência do tema. Mas estamos fazendo isso também motivados pela fé. Queremos neste momento, olhar para nosso Deus e sua Revelação, apresentada na Bíblia Sagrada, para extrair dali a luz para podermos superar a mentalidade perversa que ainda existe no coração dos seres humanos, no que refere-se à Criação e que expressa-se no sentido de que para dominar é preciso destruir a Natureza.
A maioria das pessoas estão vendo claramente a gravidade do problema relacionado com o meio ambiente e possuem a consciência de suas responsabilidades, porém não são capazes de perceber esta situação como uma questão de fé e iluminação do seu agir quanto ao projeto do Criador. Precisamos abrir novos horizontes, para que estes possam ser abertos e alcançados pelo trabalho evangelizador.
A fé na Criação envolve compromisso com a Natureza. Esta fé em Deus, o Criador do céu e da terra, de todas as coisas invisíveis e visíveis, é um indicio central na Revelação. Dentro da prática isso envolve o empenho no cuidado com o meio ambiente, particularmente na defesa da Vida no Planeta. O cuidado com a criação, é uma parte muito importante da nossa vivência cristã e caminho para a paz.
O nosso planeta é o maior presente que recebemos de Deus, por isso não devemos descuidar da vida que existe nele. Precisamos parar com todo o tipo de exploração predatória e cuidar de tudo o que o planeta pode nos dar gratuitamente.
Somos chamados a viver uma vida nova, a vida no Espírito, que envolve no amor incondicional a Deus e ao irmão, e a renunciar de si mesmo, em vista da cruz. A vida necessita ser vivida com horizontes pela frente, com lugares lindos, ar puro, esperança e sonhos.
Oração da Campanha da Fraternidade 2011 CNBB
Senhor Deus, nosso Pai e Criador.
A beleza do universo revela a vossa grandeza,
A sabedoria e o amor com que fizestes todas as coisas,
E o eterno amor que tendes por todos nós.
Pecadores que somos, não respeitamos a vossa obra,
E o que era para ser garantia da vida está se tornando ameaça.
A beleza está sendo mudada em devastação,
E a morte mostra a sua presença no nosso planeta.
Que nesta quaresma nos convertamos
E vejamos que a criação geme em dores de parto,
Para que possa renascer segundo o vosso plano de amor,
Por meio da nossa mudança de mentalidade e de atitudes.
E, assim, como Maria, que meditava a vossa Palavra e a fazia vida,
Também nós, movidos pelos princípios do Evangelho,
Possamos celebrar na Páscoa do vosso Filho, nosso Senhor,
O ressurgimento do vosso projeto para todo o mundo.
Nenhum comentário:
Postar um comentário