quinta-feira, 31 de março de 2011

São Basílio Magno

 Dia 02 de Janeiro - dia de São Basílio Magno   

São Basílio Magno, nasceu em Cesaréia, no ano 4 d.C. Nasceu em uma família santa, que buscava testemunhar o grande amor por Cristo e pela Igreja, na própria vida e na formação dos filhos.
Obteve os primeiros ensinamentos através de seu pai, e depois passou por Constantinopla, estudando em Atenas e formando-se em retórica. São Basílio Magno, não nasceu santo e nao escolheu ser santo, ele aceitou este desafio, mesmo que houvesse, em algum período de sua vida  um desvio. Mas o Senhor é misericordioso, sempre nos dará uma nova chance. E foi dessa maneira que aconteceu com São Basílio.

Conheceu então São Gregório Nazianzeno, São Basílio conheceu Cristo mais profundamente e retomou a amizade com Jesus. Ele, que já era culto, direcionou todo o seu potencial para Aquele que é a verdade.
Retirou-se por um tempo dali e pôde viver uma vida de muita oração e penitência. Foi inspirado a se aprofundar na vida eremítica e  na vida monástica. Visitou o Egito, a Palestina, e a Síria,  e estudou  tanto que chegou ao ponto de, juntamente com seu amigo São Gregório Nazianzeno, começar uma comunidade monástica.

  São Basílio em 370 d.C. foi eleito bispo. Homem de testemunho e de caridade, combateu e viu a verdade vencendo o Arianismo (heresia que afirmava que Jesus Cristo não é Deus - confundia muito as pessoas e era apioada pelo imperador do Oriente chamado Valente). Por meio de São Basílio não foram realizadas apenas obras, mais surgiram por meio dele cidades de caridade.

Ainda padre, ele era um testemunho reconhecido, uma autoridade não só pela Igreja, mas também pela vida. São Basílio deixou muitas riquezas de escritos, e a certeza de que se somos amigos de Jesus, seremos muito felizes. Em 379 d.C., ele partiu para o céu, e intercede por nós.

São Basílio Magno, rogai por nós!

Oração do Catequista

PAI, creio em Ti, meu Deus e criador, única fonte da minha vida. Crio na Tua misericórdia em me perdoar e em me acolher sempre como filho(a).

JESUS CRISTO,
creio em Ti, nascido da Virgem Maria, que me faz descobrir o amor de Deus Pai por mim e que, pelo Teu grande amor, morreste numa cruz para nos salvar. Creio em Ti, Jesus Eucarístico, que deixaste o Teu Corpo e o Teu Sangue para alimentar a minha vida.

ESPÍRITO SANTO,
creio que procedes do Pai e do Filho, que estás em mim, que ages em mim com os Teus dons. Ó Pai, Te peço pela força do Teu Santo Espírito que eu seja catequista, construtor do Teu Reino e, com um coração simples possa contemplar a anunciar o Mistério da Encarnação e louvar sempre a Trindade Santa.
Glória ao Pai, e ao Filho, e ao Espírito Santo, desde agora e para sempre, ao Deus que é, que era e que vem pelos séculos. Amém.

Oração a Santo Antônio para pedir uma graça

 Lembrai-vos, ó grande santo Antônio, que o erro, a morte, as calamidades, o demônio, as doenças contagiosas, fogem por vossa intercessão. Por vós, os doentes recobram a saúde, o mar se acalma, as cadeias dos cativos quebram-se, os estropiados recobram os membros, as coisas perdidas voltam a seus donos. Os jovens e os velhos que a vós recorrem são sempre ouvidos. Os perigos e as necessidades desaparecem. Cheio de confiança, dirijo-me a Vós. Mostrai hoje vosso poder e obtende-me a graça que desejo.............. (citar a graça)
Amém. 


Oração ao Sagrado Coração de Jesus

Abri-me o Vosso Sagrado Coração, ó Jesus, mostrai-me os seus encantos, uni-me a ele para sempre. Que todos os movimentos e palpitações do meu coração, mesmo durante o sono, Vos sejam um testemunho do meu amor e vos digam sem cessar: "Sim, Senhor Jesus, eu Vos adoro... Aceitai o pouco bem que pratico...Fazei-me a mercê de reparar o mal cometido...", para que Vos louve no tempo e Vos bendiga durante a eternidade.
Amém.
 
 

Oração do Espírito Santo

Vinde Espírito Santo,
Enchei os corações dos Vossos fiéis
E acendei neles o fogo do Vosso amor
Enviai o Vosso Espírito e tudo será criado
E renovareis a face da terra
Oremos: ó Deus que Instruistes os corações dos Vossos fiéis
Com a luz do Espírito Santo,
Fazei que apreciemos retamente todas as coisas
Segundo o mesmo Espírito e gozemos sempre de suas consolações
Por Cristo Senhor nosso, Amém.


segunda-feira, 28 de março de 2011

Tema: Pentecostes

Tema: Liturgia Diária

Tema: Maria 01

Tema: Maria

Tema: Criação

Tema: Bíblia 01

Tema: Pastor

Tema: Páscoa 01

Tema: Páscoa

Tema: Discípulos

Tema: Bíblia

Tema: Os 10 Mandamentos

Tema: Profetas

A Esperança é a Certeza de já Possuirmos os Bens Eternos

     Quando Jesus foi crucificado, ao lado Dele, mais dois homens também estavam sendo crucificados, e um destes homens disse a Jessus: " Jesus, lembra-te de mim, quando estiveres entrando no teu Reino!" então Jesus respondeu a ele: " Em verdade te digo: hoje estarás comigo no paraíso." (Lc 23, 42-43)
    Mesmo o "bom ladrão" teve um lugar no céu, pois também é filho de Deus, embora fosse um ladrão, ele se arrependeu e foi perdoado.
    Jesus também diz na Bíblia que quem se desfizer dos seus bens materiais, para seguir Ele, pode ter a certeza de que receberam riquezas muito maiores e imperecíveis de Deus. ( Hb 10,34)
    Devemos ter esperança na ressurreição, de acreditar que podemos sim ter uma vida eterna, e para que isso realmente aconteça, basta acreditar em Deus e no que Ele nos promete, seguindo seus mandamentos. Se não acreditarmos no paraíso, seremos pessoas tristes, sem esperança, sem fé.
    As três virtudes principais são a fé, a esperança e a caridade, sendo a caridade a mais importante, a maior das três, pois através dela você pode obter as outras duas e muito mais. ( 1Co 13,13)
    Quem tem fé e esperança em Deus, tem certeza de que ganhará a vida eterna, um lugar no paraíso junto do Pai. Através dos ensinamentos da Palavra, podemos concerteza sermos gratos a Jesus por ter dado sua viva por nós, garantindo a vida eterna dos filhos de Deus.


 

quarta-feira, 23 de março de 2011

As Qualidades Divinas

     Nada para Deus é impossível, pois o Senhor é poderoso.
    Não é só o ser humano que tem grandes qualidades, qualidades que Deus nos concebeu, Deus tambem tem grandes qualidades.
  
  • Deus é imenso;
  • Deus é cheio de amor;
  • Deus é sábio;
  • Deus é justo;
  • Deus é eterno e imortal;
  • Deus é onipotente;
  • Deus é misericordioso.
     
    O Senhor pode estar em todos os lugares ao mesmo tempo, ama todos os seus filhos, Ele conhece tudo e todos, nos deu a salvação e a vida eterna, não podemos vê-Lo, mas podemos sentir. O Senhor é justo, retribuirá conforme as nossas ações e obras realizadas. Apenas Deus tem o poder sobre nós.
    Vamos adorar e glorificar ao Senhor, pois Ele é muito bom, luz e verdade eterna.


     

Pastor e suas Ovelhas

Maria e Menino Jesus

Vida Eterna

Virgem Maria

Jesus entrando em Jerusalém 01

Multiplicação dos Pães

Fé Não Tem Idade e Nem Condição Social

Ressurreição 01

terça-feira, 22 de março de 2011

Oração da Campanha da Fraternidade 2011 CNBB



Senhor Deus, nosso Pai e Criador.
A beleza do universo revela a vossa grandeza,
A sabedoria e o amor com que fizestes todas as coisas,
E o eterno amor que tendes por todos nós.

Pecadores que somos, não respeitamos a vossa obra,
E o que era para ser garantia da vida está se tornando ameaça.
A beleza está sendo mudada em devastação,
E a morte mostra a sua presença no nosso planeta.

Que nesta quaresma nos convertamos
E vejamos que a criação geme em dores de parto,
Para que possa renascer segundo o vosso plano de amor,
Por meio da nossa mudança de mentalidade e de atitudes.

E, assim, como Maria, que meditava a vossa Palavra e a fazia vida,
Também nós, movidos pelos princípios do Evangelho,
Possamos celebrar na Páscoa do vosso Filho, nosso Senhor,
O ressurgimento do vosso projeto para todo o mundo. 
Amém.

A Fé é Aceitar e Viver as Verdades Reveladas

    Só acreditamos nas coisas quando vemos ou tocamos, não é mesmo? Mas a nossa fé não pode ser vista, tocada; a nossa fé vem da nossa inteligência, do coração; de cada um acreditar no poder do Senhor, não podemos ver Deus, nem Jesus, mais podemos sentir sua presença através da nossa fé.
    Tomé duvidou quando contaram a ele que viram Jesus depois da sua morte, que Ele estava vivo, Tomé disse que só acreditava vendo Jesus, tocando suas mãos e vendo os sinais da crucificação. Então Jesus apareceu para ele e disse para Tomé tocar suas mãos. E Tomé tocou e acreditou no que via e sentia. Jesus disse então a Tomé para não ser mais incrédulo, para ser um homem de fé, "Felizes aqueles que crêem sem ter visto!" (Jo 20,29)

    A fé é a nossa esperança, é a certeza do que não podemos ver.

    Muitas pessoas de fé, ajudam as que não acreditam na fé a acreditarem e encontrarem dentro de cada um a sua fé, não só a Igreja mostra as pessoas como a fé é importante em nossas vidas, como ela nos aproxima do Senhor, e como ela nos salvará. Existem muitos evangelizadores que também fazem o mesmo papel que a Igreja, como os catequistas, as pastorais que existem dentro da Igreja; são pessoas voluntárias, leigas e servas de Deus que fazem esse trabalho.
    A pessoa que tem fé não precisa ver ou tocar Jesus, pois ela  conhece os ensinamentos de Deus que foram passados a seu Filho, e que Ele passou para humanidade. Existem muitas obras realizadas por Jesus, em que podemos acreditar, mais acreditar é ter fé.
    Quem crê em Deus tem uma vida iluminada e abençoada, e também terá a salvação e a vida eterna. (Jo 6,47)

Alguns textos na Bíblia podem ajudar você a compreender mais sobre este assunto: Jo 20,27-29;  Jo 6,46-47;  Hb 11,1;  Hb 11,8;  Rm 1,5;  Tg 2,18;  Gl 2,20;  Mt 16,18-19.


A Resposta da Pessoa Humana: a Fé

     A fé da pessoa humana é a sua esperança, é a certeza do que não se vê. A fé guia as pessoas, mostra os caminhos certos a seguir, fazem coisas que não sabem onde irão chegar ou parar, mais fazem por alguma força maior que existe dentro de nós.
     Quando temos fé em Deus sabemos que nada é impossível, tudo pode acontecer ou surgir,  temos confiança no Senhor, pois para Deus nada é impossível.
     Nossa fé em Deus nos ampara, nos da força para todos os momentos de nossa vida, principalmente nos momentos difíceis, pois são obstáculos que devemos vencer para seguir uma nova etapa da nossa vida, e que o nosso prêmio de cada obstáculo vencido é muito gratificante, e nós sabemos, muitas vezes, que a nossa força para conseguir passar obstáculo por obstáculo vem da nossa fé.
      A nossa fé pode ser em Deus, e também nos anjos e santos que estão junto ao Pai, intercedendo por nós.
     Jesus também tinha fé em Deus, pois confiava Nele, fez tudo o que o Senhor pediu, sofreu na cruz e agora encontra-se junto ao Pai, fez tudo isso para nos salvar, e a grande força que fez Jesus vencer os seus obstáculos foi a confiança e fé em Deus.

Para ajudar a entender mais sobre este assunto, leia:
Hb11,1;  Hb11,8;  Hb12,1-2;  Lc1,37;  1Cor2,10-11;  Jd 3;  Mc16,6;  1Tm1,18-19;  1Tm3,15;  2Tm1,12.




segunda-feira, 21 de março de 2011

Consagração a Maria

Minha Senhora e minha mãe, eu me ofereço todo a vós, e em prova de minha devoção para convosco, vos consagro, neste dia, meus olhos, meus ouvidos, minha boca, meu coração e todo o meu ser. E porque sou vosso, ó incomparável Mãe, guardai-me e defendei-me como propriedade vossa, Amém. 

domingo, 20 de março de 2011

O Mistério de Deus. Ele se Revela na Criação

    É Deus que nos move.
    Deus criou o mundo e tudo o que nele existe, foi Ele quem nos deu a vida, e para podermos nos encontrar com Deus, basta olharmos para dentro de cada um de nós, pois se crêe Nele, O encontrará.
     Percebemos através da nossa inteligência que tudo foi criado por Deus, as coisas visíveis e invisíveis, conhecendo desta forma o poder do Senhor, pois está registrado na Sagradas Escrituras. Por isso, os pagãos não possuem desculpas para contradizer aos que creêm no Senhor.
    Uma pessoa sábia pode encontrar Deus nas coisas mais simples do mundo, porém, belas, pois sabe que por trás dessas belezas e encantos, existe um grande criador, Deus.
    Os pagãos não colocam Deus como o Criador, colocam em suas mentes que tudo surgiu através do universo, ou do fogo, ou do vento, ou da água, mas não penercebem que para essas coisas existirem alguém precisou criar. Esse é um grande erro dos pagãos, pois ignoram o seu Pai, as Graças que Ele nos envia e até mesmo a salvação.
    Está escrito que quem crer no Senhor terá uma vida nova, cheia de graças, terá a misericórdia do Senhor e a salvação eterna.

    Para ententer melhor sobre este assunto, leia:
Jo 1, 9; Rm 13, 12; Jo 8,12; Jo 3,6-7; Mc 10,51; Ef 5,8; At 8, 36-37; Jo 9,35-41

A Graça Divina: Vida e Salvação

    Todo cristão faz sua oração à Deus, faz a oração com fervor, e com isso consegue sentir a presença do Senhor.
    A oração é uma das graças que recebemos de Deus, pois é uma forma de contato direto que temos com o Senhor. Outras graças recebidas por exemplo são: o amor de Deus por cada um de nós; a vida; nossos dons; o batismo; etc.
    Todo cristão recebe o batismo, o que diferencia de um pagão, pois o pagão é adepto a uma das religiões que não adota o batismo, ou então é ateu.
    Deus dá a graça do Espírito Santo para quem crê Nele, através do batismo.
    A graça divina é dada para a realização do bem daquele que crê no Senhor, daquele que é chamado para seguir seus mandamentos, recebendo como graça a glorificação e a salvação eterna.

    Para melhor entender sobre este assunto, leia:
Jo 7, 38-39; 1Tm 2,4; Lc 19, 10; Mt 7, 20; Rm 8, 28-30; Fl 4, 13; Mt 5, 48

   

quarta-feira, 16 de março de 2011

Cordeiro

Símbolo Semana Santa

Jesus curando

Ressurreição

Crucificação

Jesus carregando a Cruz

Traição de Judas

Lava-pés

Ceia do Senhor

Jesus entrando em Jerusalém

Tríduo Pascal

    O Espírito Quaresmal nos guia para a Semana Santa, que precede a Páscoa.
    A Igreja prepara-se para o Tríduo Pascal, na segunda, terça e quarta-feira da Semana Santa, contemplando o Servo sofredor. Aparecem então, neste período, como figuras exprecivas, Maria, a Mãe de Jesus, Maria Madalena, que perfuma o corpo do Senhor, Pedro e Judas.
    Na liturgia romana o Tríduo Pascal é ponto mais forte, pois nao significa apenas uma preparação para a festa da Páscoa, mais sim três dias de vida de Cristo crucificado, morto e ressuscitado. Inicia-se na Quinta-feira Santa, na celebração da Ceia do Senhor, na missa vespertina, terminando com o domingo de Páscoa. 
   A última Ceia da páscoa hebraica que Jesus fez com os 12 apóstolos antes de ser preso e levado à morte na cruz, comemoramos na Quinta-feira Santa. Durante esta ceia, Jesus instituiu a Eucaristia e o sacerdócio Cristão, representando antecipadamente o evento novo da Páscoa cristã que haveria de se realizar dois dias depois. 
    A partir dessa ceia, o Cordeiro pascal é Ele próprio, que se oferece como voluntário sacrifício de penitência, de louvor e de agradecimento ao Pai, governando assim a definitiva aliança de Deus com toda a humanidade redimida do poder do maligno e da morte.
    Não se celebra a Eucaristia na Sexta-feira Santa, existe apenas uma leitura da Palavra de Deus , leituras bíblicas, preces solenes, adoração da cruz e comunhão sacramental.
    A mais importante de todas as vigílias é a da noite do Sábado Santo, é a celebração de nossa fé.
   O Tríduo Pascal termina com as vésperas do Domingo da Ressurreição. Cristo ressucitou! Aleluia! A Jesus o poder e a glória.







Jesus e as Crianças

Semana Santa

    Semana Santa é o tempo onde se encerra o preíodo da quaresma. O tempo da Quaresma se prolonga até a Quinta-feira da Semana Santa. A Missa Vespertina da Ceia do Senhor é a grande introdução ao santo Tríduo Pascoal. O Tríduo Pascual tem início na Sexta-feira da Paixão, prossegue com o Sábado de Aleluia, e chega ao ápice na Vigília Pascal terminando com as Vésperas do Domingo da Ressurreição.
     A Semana Santa começa com o Domingo de Ramos , nos preparando durante sete dias, onde revivemos tudo o que Jesus viveu: Paixão, Morte e Ressurreição. Essa semana nos prepara para a Páscoa.
    A Páscoa significa “passagem da morte para a vida”. Isso quer dizer que Jesus ressuscitou para nos dar a vida.
    A Semana Santa é muito importante para nós que acreditamos em Jesus. O mais importante da Páscoa não é ganhar ovos de chocolate, mas saber que Jesus morreu na Cruz para nos salvar.

Veja a baixo os símbolos da Páscoa. 



 
 OVO: De todos os símbolos, o ovo de páscoa é o mais esperado pelas crianças.Os cristãos primitivos do oriente foram os primeiros a dar ovos coloridos na Páscoa simbolizando a ressurreição, o nascimento para uma nova vida. Nos países da Europa costumava-se escrever mensagens e datas nos ovos e doá-los aos amigos. Em outros, como na Alemanha, o costume era presentear as crianças. Na Armênia decoravam ovos ocos com figuras de Jesus, Nossa Senhora e outras figuras religiosas


CÍRIO: É uma grande vela que se acende na igreja, no sábado de aleluia. Significa que "Cristo é a luz dos povos".Nesta vela, estão gravadas as letras do alfabeto grego"alfa" e "ômega", que quer dizer: Deus é princípio e fim. Os algarismos do ano também são gravados no Círio Pascal.O Círio Pascal simboliza o Cristo que ressurgiu das trevas para iluminar o nosso caminho.




GIRASSOL: O girassol é uma flor de cor amarela, formada por muitas pétalas, de        tamanho geralmente grande. Tem esse nome porque está sempre voltado para o sol.O girassol, como símbolo da páscoa, representa a busca da luz que é Cristo Jesus e, assim como ele segue o astrorei, os cristãos buscam em Cristo o caminho, a verdade e a vida.



PÃO E VINHO: instituição da Eucaristia foi feita por Jesus na Última Ceia, quando ofereceu o pão e o vinho aos seus discípulos dizendo: "Tomai e comei, este é o meu corpo... Este é o meu sangue...". O Senhor "instituiu o sacrifício eucarístico do seu Corpo e do seu Sangue para perpetuar assim o Sacrifício da Cruz ao longo dos séculos, até que volte, confiando deste modo à sua amada Esposa, a Igreja, o memorial da sua morte e ressurreição: sacramento de piedade, sinal de unidade, vínculo de caridade, banquete pascal, em que se come Cristo, em que a alma se cumula de graça e nos é dado um penhor da glória futura.

CRUZ: A cruz mistifica todo o significado da Páscoa, na ressurreição e também no calvário de Jesus Cristo. Desde a ano 325 d.C. é considerada como símbolo oficial do cristianismo.




 

                          
CORDEIRO: O cordeiro é o símbolo mais antigo da Páscoa. No Novo Testamento, simboliza Cristo que é o Cordeiro de Deus sacrificado em prol da salvação de toda a humanidade, seu rebanho.





VESTES: As vestes brancas usadas na celebração pascal retomam a passagem referente à transfiguração de Cristo (na qual as vestimentas de Jesus se tornaram resplandecentes de brancura.) O branco simboliza a pureza, a paz e a plenitude.






 

COLOMBA PASCAL: Colomba ou Pomba Pascal - De origem italiana, a colomba é bem semelhante ao panetone de Natal, mas com o formato de uma pomba, que representa a vinda do Espírito Santo sobre os Apóstolos quando Cristo ressuscita. Além do que a pomba é também um símbolo da almejada paz.